Sessões Online

Videoconferência/Sessões Online/Comunicação/Aulas Virtuais

AULAR | JITSI | COLIBRI | AMAZON WEB SERVICES | GOOGLE HANGOUTS | SUITE CISCO WEBEX | MICROSOFT TEAMS | GOOGLE DUO | ZOOM | DISCORD

AULAR

Os informáticos portugueses quiseram dar o seu contributo para o combate à crise provocada pelo COVID-19 no ensino. Para um maior apoio a professores e alunos, desenvolveram uma plataforma de Comunicação em grupo intitulada AULAR®.

JITSI

O Jitsi® é uma multi plataforma de videoconferência até 200 participantes em sinal aberto. Jitsi é também um conjunto de projetos de código aberto que permite criar e implantar facilmente soluções seguras de videoconferência. No coração do Jitsi estão o Jitsi Videobridge e o Jitsi Meet, que permitem conferências na Internet. Todas as ferramentas do Jitsi são 100% gratuitas, de código aberto, e WebRTC compatível.

COLIBRI

O Colibri é um serviço de colaboração Web que disponibiliza um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões à distância. A plataforma é um ponto central de colaboração que permite realizar sessões de videoconferência com participantes de múltiplas instituições. Fornece um ambiente seguro e intuitivo que inclui ferramentas de gestão, partilha e gravação de sessões. Trata-se de um projeto português promovido pela FCCN.

AMAZON WEB SERVICES

A Amazon Web Services® (AWS), oferece até ao dia 30 de Junho 2020 um pacote de serviços para ajudar os estudantes, professores e instituições nas suas aulas e trabalho remotos. Amazon Chime Pro é uma ferramenta para fazer aulas virtuais, chamadas de vídeo, trocar mensagens e realizar chamadas dentro e fora da instituição.  A AWS oferce este serviço para novos utilizadores. Amazon WorkDocs é uma  ferramenta que permite criar, armazenar e partilhar, de modo gerido e seguro, documentos entre professores e alunos. A AWS oferce este serviço para novos utilizadores e até 50 utilizadores por conta. Amazon WorkSpaces é uma ferramenta que permite criar desktops virtuais de apoio à aula que podem ser acedidos, de forma controlada e segura, por alunos e professores em qualquer lugar, a qualquer instante e em qualquer dispositivo. A AWS oferce este serviço a partir do dia 1 de Abril para novos utilizadores e até 50 utilizadores por conta.

GOOGLE HANGOUTS

O Google Hangouts® é uma plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que inclui mensagens instantâneas, videoconferência, SMS e VOIP.
Esta plataforma, na versão gratuita ou paga, está disponível para os sistemas IOS, Windows e Android.
A versão gratuita permite uma sessão de videoconferência até 10 pessoas e partilha de ecrã, no entanto, não permite gravação.

SUITE CISCO WEBEX

A Suite Cisco Webex® é uma plataforma de colaboração baseada na Cloud composta nomeadamente pelas soluções Webex MeetingsWebex Teams e Webex Devices, disponibilizando serviços de video, mensagens e partilha de documentos, permitindo criar salas de aula ou grupos de trabalho virtuais que abrangem professores, alunos e toda a comunidade escolar

MICROSOFT TEAMS

O Microsoft Teams® permite criar uma sala de aula online que conecta Professores e alunos, onde estes podem realizar trabalhos escolares, partilhar e coeditar ficheiros e ainda estabelecer sessões de esclarecimentos para a turma ou individualmente. Tudo na mesma plataforma, acessível por PC, tablet, telemóvel ou browser e em múltiplos sistemas operativos – Windows, Android, iOS e Linux.
Saiba como começar a criar salas de aula, atribuir tarefas para os alunos, realizar e gravar aulas online aqui. Adicionalmente poderá ainda aceder aos webinars e formações em inglês através deste link.

GOOGLE DUO

O Google Duo® é um aplicativo móvel de vídeo-chamadas desenvolvido pelo Google, disponível nos sistemas operacionais Android e iOS. É simples, fiável e funciona em smartphones, tablets e também na Web.

ZOOM

O Zoom® é um software multiplataforma que permite realizar videoconferências. Na sua versão gratuita a duração de cada sessão é de 45 minutos e de 100 participantes em simultâneo. O Zoom é um sistema muito simples de usar e de distribuir, pode ser utilizado em dispositivos móveis ou computadores de secretária, e é compatível com quase todos os sistemas operativos.

É muito útil na realização de “aulas virtuais”.

DISCORD

O Discord® é um aplicativo de voz sobre IP proprietário e gratuito, projetado para comunidades de jogos. O aplicativo Discord está disponível para os sistemas operacionais Microsoft Windows, macOS, Android, iOS, Linux e em navegadores da Web.

Comments are closed.